Levantamento da FAEP aponta que deslizamentos poderiam ser previstos

Levantamento da FAEP aponta que deslizamentos poderiam ser previstos

21 de dezembro, 2022

Os deslizamentos nas rodovias paranaenses poderiam ter sido previstos. Foi o que apontou um levantamento divulgado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). A FAEP contratou o geólogo Elbio Pellenz para analisar os deslizamentos que aconteceram na BR-277 e também na BR-376.
O objetivo era entender quais eram os riscos que existiam e se de alguma forma os deslizamentos que aconteceram poderiam ser previstos e atenuados.

De acordo com o Técnico do Sistema FAEP, Nilson Hanke Camargo, o estudo apresentado pelo geólogo mostra que os problemas poderiam ter sido identificados com monitoramentos frequentes e com o uso de instrumentos como telemetria contínua e sistema de alarmes.

Inspeções que, segundo ele, teriam apontado áreas de instabilidade e permitiriam a possibilidade de intervenções e até mesmo de medidas preventivas.

Ainda de acordo com Hanke os incidentes registrados na BR-277 estão diretamente ligados ao fim da concessão das rodovias paranaenses.

Na BR-277 os contratos de concessão foram encerrados em novembro de 2021. Em agosto de 2021 a FAEP havia entregue ao G7, grupo que reúne entidades do setor produtivo, um documento alertando sobre os riscos da interrupção dos serviços prestados pelas concessionárias.

A FAEP defendia inclusive que fossem firmados aditivos de contrato entre o governo do estado e a concessionária para que as concessões fossem mantidas até que se fizessem as novas licitações.

Fonte: Band News Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

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