Com obras concluídas e projetos em andamento, DER/PR moderniza rodovias do Noroeste

Com obras concluídas e projetos em andamento, DER/PR moderniza rodovias do Noroeste

02 de fevereiro, 2024

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), administra cerca de 3,5 mil quilômetros de rodovias estaduais apenas nas regiões Noroeste e Centro-Oeste, o que inclui execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio.

A responsabilidade é da Superintendência Regional Noroeste, tema da segunda matéria de uma série sobre as atividades das cinco superintendências regionais do DER/PR. A primeira mostrou a atuação da Oeste. No total, o Departamento administra cerca de 12 mil km no Estado.

A SRNoroeste tem sede em Maringá, e conta com três escritórios regionais: Centro, em Campo Mourão; Caiuá, em Paranavaí; e Entre Rios, em Cruzeiro do Oeste. As quatro regionais são responsáveis atualmente por um orçamento de mais de R$ 1 bilhão.

As obras em andamento incluem a restauração em concreto (whitetopping) da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário; a duplicação do trecho composto pelas rodovias PR-317 e PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão; a implantação de dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi; e a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.

Há, ainda, a modernização do Trevo do Catuaí em Maringá, que se tornará uma interseção em desnível – atualmente está em fase de conclusão a etapa de elaboração de projeto do contrato, que é integrado e inclui a execução da obra também.

Entre as obras concluídas somente no ano passado, foram duas na PR-323: o novo Trevo Gaúchão em Umuarama, e 22,18 quilômetros de novas terceiras faixas em segmentos críticos de acidentes, entre Doutor Camargo e Iporã.

Entre as obras rodoviárias finalizadas, um dos grandes destaques no Estado é a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a Itaipu Binacional. Com aporte de cerca de R$ 300 milhões da hidrelétrica, incluiu 33,61 quilômetros de pavimento novo e 13,3 quilômetros de pavimento restaurado, nove viadutos, o Contorno de Icaraíma e o Contorno de Santa Eliza.

CONSERVAÇÃO – Dez lotes de programas de conservação e manutenção do pavimento garantem o atendimento a rodovias da SRNoroeste, com serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, entre outros.

Também permanece em atividade um programa específico para atender trechos de rodovias estaduais do antigo Anel de Integração que serão novamente concedidos nos lotes 4 e 5, além de contratos específicos para serviços em rodovias não-pavimentadas.

A superintendência também conta com dois lotes do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), dedicado exclusivamente para melhorar a segurança e reduzir os acidentes na malha estadual. São realizados os serviços de implantação e reforço de sinalização horizontal, sinalização vertical e de dispositivos de segurança, conforme projetos de engenharia elaborados especificamente para cada trecho atendido.

Ainda trabalhando para garantir mais segurança rodoviária, a regional conta com agentes de trânsito que utilizam radares portáteis nos pontos críticos de acidentes causados por excesso de velocidade. Opera também cinco pontos de pesagem de veículos pesados nas rodovias com maior movimentação desta categoria.

Pelo programa de conservação e manutenção de obras de arte especiais (OAE) de rodovias estaduais, a SRNoroeste e seus escritórios fazem melhorias em 42 estruturas, como pontes, viadutos, passarelas e galerias.

Outras iniciativas no Noroeste e Centro-Oeste incluem obras de curta duração para recuperar pontos de erosão, manutenção e expansão do sistema de drenagem de águas, além de obras emergenciais em trechos danificados pelas fortes chuvas dos últimos anos.

Texto e foto – Agência Estadual de notícias

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Tags: #estradas #sistemafetranspar

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