Bolsonaro: guerra e ICMS provocam a alta nos combustíveis

Bolsonaro: guerra e ICMS provocam a alta nos combustíveis

11 de abril, 2022

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (9) que a guerra na Ucrânia foi o principal motivo que levou à alta recente no preço dos combustíveis no Brasil. A fala foi em Bandeirantes, no norte do Paraná, onde o presidente cumpriu agenda.

Além do conflito no leste europeu, Bolsonaro citou, ainda, o imposto ICMS, cobrado pelos estados; e o lucro das distribuidoras e postos de combustíveis, como razões para os aumentos nos preços da gasolina e do óleo diesel.
Apesar de o país ser autossuficiente na produção de petróleo, Bolsonaro disse que o Brasil não tem capacidade de refino do produto. Ele afirmou que a construção de refinarias deve ser uma prioridade da Petrobrás, para diminuir a dependência do combustível de outros países.

Há um mês, a Petrobras reajustou o preço de venda dos combustíveis para as distribuidoras. O aumento foi de 19% para a gasolina e de 25% para o óleo diesel.

O reajuste tem sido apontado por economistas como o principal motivo da inflação recorde registrada no país para o mês de março. Segundo o IBGE a variação nos preços para o período foi de 1,62% – a maior em 28 anos.

A inflação dos últimos 12 meses está em 11,30%. A variação do indicador acumulado é a mais alta desde outubro de 2003.

Fonte: Band News Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top