Home / Giro Pelo Setor / Alta dos combustíveis pode impactar custo do frete

Alta dos combustíveis pode impactar custo do frete

26 de abril, 2017

Alta dos combustíveis pode impactar custo do frete

 

Alta dos combustíveis pode impactar custo do frete

O reajuste dos combustíveis nas refinarias, que começou a valer no dia 21 de abril, pode aumentar em média R$ 0,09 o litro do diesel e em R$ 0,04 o da gasolina nas bombas. Isso representa, para o consumidor final, impacto de 2,9% e de 1,2%. O anúncio foi feito pela Petrobras no dia 20 de abril. 


Se repassado integralmente, o reajuste refletirá no custo operacional do transporte e, como consequência, poderá elevar o preço do frete. Levantamento da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) aponta que o efeito pode variar de 0,11% a 0,92%, de acordo com a distância percorrida. O menor impacto é estimado para percursos muito curtos (de até 50 quilômetros). O maior, para viagens muito longas (de mais de 6 mil quilômetros). 

O cálculo foi feito pelo Decope (Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos) da NTC&Logística. A análise considera o consumo de combustível de um caminhão trator 4x2 tracionando carreta furgão de três eixos, com capacidade para 26,2 toneladas de carga.

Segundo a entidade, em operações urbanas ou rotas curtas, o combustível pode representar entre 15 e 20% do custo. Já em uma operação rodoviária, por exemplo, do agronegócio, onde são utilizados veículos pesados que percorrem grandes distâncias, o peso do combustível pode subir para 40% ou mais.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Foto: Arquivo CNT - 25/04/2017

 

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top