Nova presidência do Pró-Metrópole conclui primeira reunião do Comitê Gestor

Nova presidência do Pró-Metrópole conclui primeira reunião do Comitê Gestor

15 de fevereiro, 2023


No prédio recém reformado do Sebrae/PR, no bairro Prado Velho, em Curitiba- PR, o presidente do Pró-Metrópole (2023/2024), Vitor Roberto Tioqueta, recebeu os membros do Comitê Gestor, nesta terça-feira (14). Ele saudou os presentes. “Vamos ressaltar a expertise que temos e o Pró-Metrópole pode sonhar mais alto, afinal chegou o momento de integrar as instituições”, destacou o presidente ao declarar o início da reunião. O setor de transporte esteve representando pela FETRANSPAR com a participação do conselheiro Claudio Andreatta.

O vice-presidente do Pró-Metrópole, Marcos Zanetti, prefeito de Balsa Nova, colocou à disposição o diálogo com os Executivos Municipais, através da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.  (Assomec).

O coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole, Leverci Silveira Filho, reforçou a importância das entidades participantes estreitarem as relações. Também abordou a diversidade e interdependência que há na Região Metropolitana de Curitiba. “Precisamos entender a importância da RMC e o universo de oportunidades existentes”, disse.

Grupos de Trabalho

Nivaldo Vasconcelos representou o presidente do GT Agroalimentar, Luiz Dâmaso Gusi e abordou as ações realizadas e os principais objetivos do colegiado. O desenvolvimento das principais cadeias de produção da RMC está entre as prioridades, segundo ele, assim como o desenvolvimento de protocolo técnico de qualidade nos processos.

Nivaldo destacou que os projetos têm que permear os eixos: produção, mercado e consumidor. Usou como exemplo o aipim cozido em vinte minutos fora da panela de pressão. O objetivo seria lançá-lo com essa garantia (20 min).

O morango também é uma preocupação do GT por conta dos agrotóxicos e a iniciativa em andamento é empoderar as cooperativas para manter o programa a longo prazo, trazendo os atores municipais para dentro da estratégia.

Para 2023/2024, o GT apresentou propostas de capacitação das cooperativas para agregar valor em parceria com o Sebrae e também o lançamento da marca Kuri (que significa Terra do Pinhão, representando toda RMC).

Também foi anunciado que o Grupo de Trabalho de Integração será coordenado pelo secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Neco Prado.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Turismo, Desenvolvimento Empresarial e Pequenos Negócios, Tatiana Turra, abordou o eixo de formatação de produtos turísticos, tendo como exemplo a Experiência Rotas do Pinhão, que formulou 77 novos produtos no Estado do Paraná. “Considero Curitiba e RMC um grande destino turístico. No caso, a capital como emissora para RMC, mas também a atratividade da RMC ao turista que visita Curitiba”.

Na opinião da coordenadora, forma-se um ciclo do trabalho de todos, além de uma mensagem mais clara para o turista. Tatiana falou ainda sobre o eixo com foco em economia criativa: artesanato, souvenir, capacitação e sensibilização que é o projeto do film commission. Para ela, é a união de esforços para um objetivo comum, que é uma nova oportunidade de desenvolvimento.  “Com um filme gravado na RMC, o destino é identificado e o local acaba sendo um canal de divulgação”.

Antes de finalizar a reunião, o presidente solicitou que os GTs enviem os planejamentos até o dia 30 de março de 2023. A próxima reunião do Comitê Gestor deve acontecer dia 14 de março de 2023, na sede do SENAC, em São José dos Pinhais.

Fonte: Assessoria Pró-Metrópole Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Mai/2024
Top