ARTIGO - A ‘Era’ da Logística Digital

ARTIGO - A ‘Era’ da Logística Digital

17 de junho, 2020

A logística, por definição, é uma atividade que exige a aplicação de meios físicos para a movimentação de materiais. Porém, se buscarmos a acepção da palavra “Logística”, vamos ver que sua verdadeira origem está no cálculo, no raciocínio aplicado a essa movimentação de materiais, para que ela se torne mais eficiente, ou seja, sem escassez e sem desperdício de recursos.

Essa é a parte da logística que pode (e que cada vez mais precisa) ser digital.

Escutamos frequentemente embarcadores se queixando de perder quase que por completo a informação sobre a sua carga a partir do momento que ela deixa os seus portões, surgindo apenas a informação de que chegou ao destinatário, quando tudo dá certo. Mas quando não dá… quando o destinatário liga para perguntar porque a carga não chegou ainda, a informação não está disponível para a tomada de ação.

Situações como a descrita acima são o cotidiano de um operador de logística e tem uma única causa: “Ausência de Informação”. Não se pode agir racionalmente quando não se tem a informação adequada, portanto, se “logística” significa racionalizar a movimentação de cargas, não se faz logística sem informação.

Por essa simples razão é que o mundo está entrando na era da logística digital, porque os meios digitais tornaram mais simples, natural e instantâneo obter informações sobre a atividade das pessoas através de seus devices.

A digitalização no transporte de carga é uma realidade no mundo. A Uber já tem a sua divisão de fretes, o Uber Freight, e seu principal concorrente é uma startup, a Next Trucking, que já vale mais de 500 milhões de dólares. No Brasil temos a Cargo X e a Truckpad, que são líderes da uberização no segmento de cargas completas.

Em cargas fracionadas, a nossa TruggHub vem se destacando como primeiro marketplace especializado nessa modalidade, permitindo a integração de modais e soluções de última milha, como crowdshipping e smart lockers.

Aliás, o crescimento abrupto do e-commerce e o avanço de modelos direct to consumer, fazem da carga fracionada uma tendência, exigindo o uso intensivo de tecnologia para ser bem gerenciada.

Com tantas transformações acontecendo no varejo e no comportamento do consumidor, não se pode esperar que a logística seja aplicada na mesma forma que era antes.

Fonte: Alexandre Coelho, CEO TruggHub | www.trugghub.com

 

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