Copom decide manter a Selic em 15% ao ano

07 de novembro, 2025

A Selic chegou a 15% em reunião realizada em julho deste ano, e foi mantida até então. Ela chegou a 10,5% ao em maio de 2024

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) manteve a taxa básica de juros (SELIC) em 15% ao ano, nesta quarta-feira (5). Segundo o BC a decisão foi mantida devido “ao ambiente externo que permanece incerto”. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro.
A Selic chegou a 15% em reunião realizada em julho deste ano, e foi mantida até então. Ela chegou a 10,5% ao em maio de 2024.

“O ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica” afirmou o COPOM.

A relação diplomática entre o Brasil e Estados Unidos divergiram após Donald Trump aplicar tarifas de 50% ao país sul-americano. Conversas envolvendo negociação entre os dois países ocorreram nas últimas semanas, sendo um deles a conversa de Mauro Vieira com Marco Rubio, na Casa Branca. Além desse, a cúpula entre ambos os presidentes das nações foi um dos motivos da estagnação da relação.

O Comitê aponta que os riscos para a inflação continuam elevados, tanto no sentido de alta quanto de baixa. Entre os fatores de alta, estão a persistência de expectativas desancoradas, a resiliência dos preços de serviços e uma possível depreciação mais acentuada do câmbio. Já entre os riscos de baixa, o BC cita uma desaceleração doméstica ou global mais forte e uma queda nos preços das commodities.

No cenário envolvendo o Brasil, o Banco Central avalia que a atividade econômica mostra sinais de moderação, mas o mercado de trabalho ainda se mantém dinâmico. A inflação e seus núcleos apresentaram ligeiro arrefecimento, porém continuam acima da meta definida para o período.

O Banco Central reforçou ainda que a decisão de manter os juros altos é compatível com a convergência da inflação à meta, sem comprometer o objetivo de estabilidade de preços, e contribui para reduzir a volatilidade da atividade econômica e do emprego.

Fonte: BandNews TV Foto: Divulgação